quinta-feira, 31 de março de 2011

Sobre o Equilíbrio Biológico



Os seres vivos normalmente estabelecem entre si e com o meio em que vivem um perfeito relacionamento, que garante não apenas a sua sobrevivência, mas também a preservação dos recursos naturais disponíveis no ambiente. Esta situação de estabilidade dos seres vivos entre si e com o ambiente em que estão instalados é chamada de EQUILÍBRIO BIOLÓGICO .
O equilíbrio  biológico é um fator decisivo para os seres vivos do nosso planeta  .  Quando pensamos em equilíbrio Biológico pensamos em biologia  que é a ciência que estuda os seres vivos pela observação e experiência e as sua relações. Vejamos por tudo isso já da para imaginar que o seu aquário não possue só peixes vivendo nele e sim bactérias e mais o mundo vegetal composto de plantas e de algas, tudo isso existe no aquário e se entrega formando um micro-universo, um pedaço da natureza . 
Sabemos que o mundo vivo pode ser focalizado sob vários níveis de organização ( da célula a biosfera ) . A interferência direta ou indireta em quaisquer desses níveis pode acarretar consequências desastrosas ao Equilíbrio Biológico entre os seres vivos e o meio ambiente .  Um exemplo de Equilíbrio :


 " A influência importante dos beija-flores no equilíbrio biológico da natureza se relaciona com a sua função de agentes polinizadores de um grande número de espécies botânicas das florestas, cerrados, caatingas, campos e scrubs. "

4 comentários:

  1. 1- Precisa uma estrutura de redação seja cientifica ou não que apresente dados solidos e importantes com argumentação;

    2- Observo que repete equilibrio ecológico logo redação pobre, entre outros conceitos.

    3- Não percebi a relação com a física

    4- Há conceitos biológicos que deve aprofundar

    5- Quais são as experiencias e relações que voce trata o tema e como a fisica interfere no meio biotico e abiotico nessa biosfera?

    6- Como podes relacionar a fisica com a teia alimentar em um determiando bioma?

    7- O que é vida? O que perdemos quando afetamos um ecossistemas e quais cadeias modificamos?

    8- Pode relacionar um mapa conceitual.

    9- Pode buscar a musica e poesia para fazer um trabalho interdisciplinar...

    ResponderExcluir
  2. Nossa,primeiramente,um profissional da educação nunca deve ser grosseiro e rídico como voce prof jonas..
    Voce esta dando uma ótima aula de como ser mal educado..
    Obrigada mas não precisamos disso.

    ResponderExcluir
  3. equilibrio biologico e preservaçao dos recursos naturais disponiveis no ambiente

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o Jonas foi grosseiro, afinal um "blog" é uma página pessoal, que pode ser usada como instrumento de opinião, sendo ou não, de cunho científico. Logo, se uma pessoa deseja realizar uma pesquisa deve buscar sites com fontes confiáveis. Todavia, entendo que é triste a realidade da educação brasileira quando se está na posição de educador.

    ResponderExcluir