quinta-feira, 31 de março de 2011

Sobre o Equilíbrio Biológico



Os seres vivos normalmente estabelecem entre si e com o meio em que vivem um perfeito relacionamento, que garante não apenas a sua sobrevivência, mas também a preservação dos recursos naturais disponíveis no ambiente. Esta situação de estabilidade dos seres vivos entre si e com o ambiente em que estão instalados é chamada de EQUILÍBRIO BIOLÓGICO .
O equilíbrio  biológico é um fator decisivo para os seres vivos do nosso planeta  .  Quando pensamos em equilíbrio Biológico pensamos em biologia  que é a ciência que estuda os seres vivos pela observação e experiência e as sua relações. Vejamos por tudo isso já da para imaginar que o seu aquário não possue só peixes vivendo nele e sim bactérias e mais o mundo vegetal composto de plantas e de algas, tudo isso existe no aquário e se entrega formando um micro-universo, um pedaço da natureza . 
Sabemos que o mundo vivo pode ser focalizado sob vários níveis de organização ( da célula a biosfera ) . A interferência direta ou indireta em quaisquer desses níveis pode acarretar consequências desastrosas ao Equilíbrio Biológico entre os seres vivos e o meio ambiente .  Um exemplo de Equilíbrio :


 " A influência importante dos beija-flores no equilíbrio biológico da natureza se relaciona com a sua função de agentes polinizadores de um grande número de espécies botânicas das florestas, cerrados, caatingas, campos e scrubs. "